WOA Lança Estudo Olímpico sobre a Saúde

A WORLD OLYMPIANS ASSOCIATION (WOA)lançou o maior estudo global que analisará os problemas de saúde a longo prazo dos atletas olímpicos. O estudo é apoiado pela Comissão Médica e Científica do International Olímpic Committe (IOC), a Comissão de Atletas do COI e a Comissão de Entourage dos atletas do IOC.

Anunciando o lançamento na SportAccord em Bangkok, a secretária geral da Federação Internacional de Esqui Sarah Lewis OLY e o presidente mundial de remo Jean-Christophe Rolland OLY se juntaram ao presidente da WOA, Joël Bouzou OLY, como os primeiros atletas olímpicos a completarem o estudo de saúde. Mais de 10.000 atletas olímpicos, que já não competem em nível olímpico, estão sendo direcionados para participar do estudo. O estudo está sendo promovido a todas as Federações Internacionais na Assembléia Geral da GAISF.

Como parte da prioridade estratégica do WOA para apoiar os atletas olímpicos durante a transição da vida, o estudo de saúde irá gerar novos conhecimentos sobre a saúde geral músculo-esquelética e longo prazo dos atletas olímpicos e identificar os fatores de risco associados ao Desporto de elite nesta área.

A Dra. Debbie Palmer OLY, professora associada e pesquisadora em lesões desportivas e prevenção de doenças na Edinburgh Napier University, está liderando o estudo. O Dr. Palmer competiu em patinação de velocidade em pista curta para a Grã-Bretanha em três Jogos Olímpicos de Inverno e já realizou pesquisas para o Comitê Olímpico Internacional como parte do grupo de Pesquisa Científica e Médica do IOC.

O estudo é uma colaboração internacional entre a Edinburgh Napier University; o Centro de Pesquisa de Trauma Esportivo de Oslo; Universidade de Nottingham; Arthritis Research UK, Centro de Desporto, Exercício e Osteoartrite; Universidade de Calgary, Universidade de Alberta; Departamento Médico e Científico do COI; e Instituto para o Desporto, exercício e saúde, Londres.

O Presidente da WOA, Joël Bouzou OLY, disse:

“Estamos orgulhosos de lançar o estudo de saúde do Olympus da WOA, que melhorará muito o conhecimento existente limitado sobre o impacto de longo prazo na saúde dos atletas olímpicos. Nosso objetivo é usar essa análise para informar recomendações baseadas em evidências e diretrizes de melhores práticas para beneficiar os atletas olímpicos e outros atletas de elite. Gostaria de agradecer à Dra. Debbie Palmer por liderar esta peça vital de pesquisa e aos líderes da IF, Sarah Lewis e Jean-Christophe Rolland, por ajudarem a compartilhar a importante mensagem deste estudo para os atletas olímpicos em todo o mundo. ”

O campeão olímpico e presidente mundial do remo, Jean-Christophe Rolland OLY, adicionou:

“Muito se fala da necessidade de levar os atletas olímpicos ao limite na busca da glória, mas à medida que passam da competição de elite para suas carreiras pós-atléticas, sua saúde física tem que ser da maior importância. Os atletas olímpicos levam seus corpos ao extremo, e pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo, mas através deste estudo poderemos reunir dados inovadores que ajudarão a modelar a saúde dos atletas olímpicos e ajudá-los na transição para a vida adulta. Tenho muito orgulho de estar apoiando essa iniciativa – é um trabalho incrivelmente importante que a Associação Mundial de Atletas Olímpicos está fazendo ”.

A atleta olímpica três vezes, Dra. Debbie Palmer OLY, que lidera o projeto de pesquisa, acrescentou:

“Os atletas de elite são conhecidos por estarem expostos a treinamento de alto impacto e cargas de competição, levando ao aumento das demandas fisiológicas que podem estar associadas a um risco elevado de lesão. Este estudo procura entender melhor quais são esses riscos e como eles podem ser mitigados. Ao incentivar o maior número possível de atletas olímpicos a participar, construiremos uma imagem melhor da vida pós-aposentadoria para aqueles que competiram nos níveis mais altos do Desporto e esperamos que aumentem enormemente o volume de conhecimento nessa área. ”

A Nossa Presidente Sra Nádia Cruz que tambem faz parte da direcção da WOA disse:” Este projecto é brilhante foi aprovado desde o primeiro minuto na nossa direcção mundial, vai beneficiar o mundo inteiro olímpicos, paralímpicos atletas e até cidadões normais praticantes do desporto, há muitas lesões de atletas e deram alegrias ao mundo inteiro devemos cuidar delas e verificar soluções para eles e futuros, desejamos que os atletas e pessoas que fizerem parte do survey sejam honestas e transparentes para podermos ter os melhores resultados possíveis.”

Se tem interesse em participar no estudo registe-se aqui https://olympians.org/olympians/health/

 

Fonte: N/A