LUTO – Passamento Físico Nadador Olímpico Pedro Lima

É com profunda dor que damos a conhecer o Passamento Físico do nosso Atleta Olímpico Nadador Pedro Lima, ocorrido Hoje em Portugal, Cascais a onde foi encontrado morto numa praia.

Pedro Lima, que nasceu em Luanda a 20 de Abril de 1971, Filho de São Barata e de Antônio Lima, deixa cinco filhos, sua esposa e duas comunidades em choque Angola e Portugal.

Pedro, juntou-se em Luanda, na Piscina de Alvalade à selecção de Natação de Angola, em Junho de 1988, após ter sido selecionado para estagiar em preparação aos Jogos Olímpicos de Seoul 1988. 

“Pedro era um menino esbelto, forte muscularmente, e o melhor nadador até então que Angola tinha, fez o seu percurso inicial de nadador em Portugal junto do seu Clube de Coração Sporting de Lisboa”. 

Pedro conseguiu integrar-se na Selecção Nacional de Angola e com os seus colegas rir, brincar e partilhar os conhecimentos e técnicas mais avançadas que tinha. Osvaldo Morais era o seu técnico Nacional, e com mais 3 nadadores Jorge Gomes, Gaspar Fragata e Vivaldo Fernandes representou Angola na sua primeira Olímpiada onde foi para ele a conquista do maior sonho desportivo, a participação nos Jogos Olímpicos.

Pedro prosseguiu, participou no torneio Internacional de Maputo com as suas colegas Nádia Cruz e Elsa Freire, nos Campeonatos Panafricanos e Africanos Tunisia e Egypto a onde medalhou com Ouro e Bronze.

Pedro participou ainda nos segundos Jogos olímpicos Barcelona 1992, com as suas colegas Nádia Cruz e Elsa Freire e terminou a sua carreira como nadador.

Pedro que se formou em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico prossegiu a sua vida, com uma carreira de Modelo, Actor e Gestor. 

Nádia Cruz, Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos e Vogal do Mundo disse “Estou em choque com a notícia, acompanhava o Pedro nas redes Sociais, e falava sempre que possivel em visitas a Portugal com ele. Ele alegrava-me por ver que se tinha tornado um Homem Grande, Integro, Ser Humano, humano, feliz com a vida, participativo para a sociedade, e um Pai e Amigo para a sua Familia e Amigos. Quando conhecemos o Pedro, ele era um menino diferente, pois não tinha crescico com a cultura nacional Angolana, era mais isolado, mas mesmo com a sua vaidade, por ser tão bonito e esbelto e melhor nadador que todos nós, ele sempre foi colega e amigo…..o QUE DIZER MAIS…..Tenho pena que ele nao tenha crido no PAI TODO PODEROSO “DEUS”, porque creio que deus não teria permitido ele partir tão cedo e deixar um vazio tão grande ao Olímpismo Nacional, ao Desporto e à Sua FAMÍLIA. “

À Familia Enlutada endereçamos os nossos pesamos

Fonte: N/A