LUTO – Passamento Físico Nadador Olímpico e 1º Porta Bandeira Fernando Lopes

É com profunda dor que damos a conhecer o Passamento Físico do nosso Atleta Olímpico Nadador Fernando Lopes, o 1º Porta Bandeira Olímpico ocorrido Hoje em Luanda por motivos de sáude. 

Fernando Lopes, nasceu em Luanda a 21 de Novembro 1964, Filho de Maria da Luz Soares e de Pedro José Lopes, deixa quatro filhos, sua esposa e a comunidade do Desporto / Olimpismo e das Linhas Areas da TAAG em choque.

Nando, iniciou a sua carreira de nanador muito jovem nas escolas de natação da Piscina de Alvalade e posteriormente juntou-se ao Clube Naval de luanda e com o seu bom estilo a nadar de costas fez parte do grupo de elite dos anos 70 e 80 da natação Angolana, onde foi selecionado para participar nos Jogos Olímpicos de Moscovo 1980. 

António Monteiro “Bambino” Colega de Moscovo e actual Secretário Geral do Comité Olímpico Angolano e da Vida Desportiva e Amigo de Nando “foi um desafio para Bambino, pois nando durante cerca de dois anos foi o único nadador que lhe fazia frente na prova rainha dos 100 livres, hoje perdi um colega e amigo da esfera do desporto, da amizade, da cultura e da Vida” 

Fernando Lopes, pela sua qualidade e por ser o atleta mais novo de Angola e dos Jogos Olímpicos de Moscovo com 15 anos de Idade foi o Porta Bandeira de Angola na Missão dos Jogos Olímpicos de Moscovo 1980, onde nadou a estafeta de 4×100 estilos com os seus colegas Fernando Lopes Santos, Marcos Daniel e Jorge Lima.

Fernando prosseguiu, a sua carreira após o desporto como oficial de Bordo na Companhia áerea TAAG, onde é e foi conhecido pelas suas excelentes qualidades de anfetrião, profissionalismo, comunicativo e que se tornou um chefe de cabine e formador de muitos. 

Nádia Cruz, Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos e Vogal do Mundo disse “Estou em choque com a notícia, acompanhava o Fernando nas redes Sociais, e falava sempre que possivel com ele. Tinhamos os dois agendada uma entrevista esta semana para a Televisão Pública ….já não será a mesma entrevista ….. Ele era um exemplo para mim, primeiro Porta Bandeira, o mais novo nos jogos olímpicos como eu, um Homem Grande, Integro, Ser Humano, humano, feliz com a vida, participativo para a sociedade, e um Pai e Amigo para a sua Familia e Amigos…..o QUE DIZER MAIS…..deixas um vazio grande ao Olímpismo Nacional, ao Desporto e à tua nossa FAMÍLIA. “

À Familia Enlutada endereçamos os nossos pesamos

Fonte: N/A