III Jogos Africanos da Juventude – Missão Angolana 18 a 28 Jul

Angola participou com 40 atletas na terceira edição dos Jogos da Juventude Africana (JAJ), de 18 a 28 de julho de 2018, que decorreram na cidade de Argel, Argélia.

Depois de Rabat 2010 e Gaborone 2014, Argel acolheu os III JAJ de 2018 que serviram de prova qualificativa para os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires (Argentina) de 6 a 18 de outubro de 2018.

Três mil meninos e meninas dos 14 aos 18 anos de idade, que representam os 54 países africanos em Argel, capital da Argélia disputaram provas por 30 disciplinas desportivas, desde o Atletismo a Vela.

Angola competirá com o Andebol Masculino, Canoagem Masculino, Ginástica Feminino e Masculino, Judo, Karaté, Natação e Ténis de Mesa igualmente com Masculinos e Femininos, Remo e Vela somente com Masculinos.

Enaltecemos a participação do nosso Atleta Olímpico de Vela Rio 2016 Manuel Lelo que é hoje o Treinador dos Velegistas e da qual o seu Atleta João Artur alcançou a medalha de Prata na prova Laser 4.7.

A Natação e com a presença na Nadadora Olímpica de Seoul 1988 Ana Lima vice presidente da Federação, conquistou igualmente com as suas nadadoras duas medalhas de bronze com Lea Lima (Sua Filha) na prova dos 200 Mariposa com o tempo de 2.26 e com Catarina Sousa ao vencer a prova dos 200 Livres com 2.12.

O Judo com o atleta Leonardo Barros conquistou tambem medalha de prata na categoria de 55kg.

A Ginástica na prova de Tumbling conquistaram prata Pedro Sula, Henriques Materia, Asser António, Julmira Segunda, Angelina Calitoco, Samba Mahula, Adelaide Correira e Salomão Mateia que conquistou uma de Prata e uma de Bronze.

A Missão é chefiada pelo Presidente da Federação Angolana de Ginástica Dr Auxílio Jacob, Membro Executivo do Comité Olímpico Angola, que refere que o objetivo da missão foi cumprido com a conquista de 13 medalhas que os fez alcançar o 13º lugar obtido no Botwana em 2014.

África sediará os próximos Jogos Olímpicos da Juventude de 2022 e as cidades candidatas são: Abuja, Dakar, Gaborone e Túnis.

 

Fonte: N/AFonte: N/A