Dividimos a Noticia Olímpica dos Atletas Mundiais, sobre a união dos Olimpianos Unidos na batalha para eliminar a batota no desporto.
A Associação Mundial de Atletas Olímpicos (WOA), a organização que representa todos os atletas olímpicos do Mundo, reafirmou que os seus membros estão unidos na batalha para eliminar qualquer forma de Batota no Desporto após o lançamento do Relatório WADA da Comissão Independente sobre doping no Atletismo no início desta semana.
Na sequência da assinatura da Declaração de Apoio à Carta Olímpica, que foi assinado pelos atletas olímpicos que representam os cinco continentes do mundo no Forum inaugural dos Olímpicos em outubro e onde se comprometeram a defender os valores fundamentais do Olimpismo.
A WOA também manifestou o seu apoio à posição assumida pelo COI, na sequência do relatório e insta a nova liderança IAAF para fazer todo o possível para restaurar a fé e credibilidade no Atletismo.
WOA Presidente, Joël Bouzou, disse:
“Estes são tempos sombrios para o conjunto do desporto e estou extremamente decepcionado e triste com as conclusões da Comissão Independente WADA Relatório.
“Olympianos são o coração do Movimento Olímpico e possuem uma capacidade única para envolver e inspirar jovens de todo o mundo. Temos de garantir que agimos com rapidez e eficácia para garantir que atletas olímpicos retenham a confiança de todos, jovens e velhos, e permaneçam como inspiração para futuros atletas.
“A WOA suporta o COI em sua resposta robusta e instamos a IAAF sob sua nova liderança para tomar as medidas adequadas para garantir que Atletismo restaure a sua credibilidade e recupere a sua reputação como um núcleo nos Jogos Olímpicos e Desporto.
“Nós devemos sempre assegurar que o devido processo é seguido e lembrar-mo-nos de que a base do nosso sistema judicial no desporto e na vida é que todos são inocentes até prova em contrário, se eles foram nomeados na mídia ou não. Mas se um administrador está provado que agiram ilegalmente ou um atleta é provado ser culpado de fraude através de doping ou qualquer outro meio, então eles devem ser sancionados em toda a extensão permitida. Temos de garantir que o desporto é limpo, justo e que todos podem competir em condições de igualdade. “
A nossa Presidente, Nádia Cruz disse:
Angola esta unida nesta linha de ética e transparência sem corrupção e doping, estes estimulantes só prejudicam a saúde de um atleta e a sua vida útil é reduzida a enormes anos. As vitorias com estes suplementos não são gozadas e agraciadas pela mesma adrenalina. Angola tem já implementado uma Comissão de Antidoping liderada pelo Nosso Ministério da Juventude e Desportos, onde dois Atletas Olímpicos a nossa Directora da Comissão Médica a Andebolista e Dra. Anica Neto e o nosso Atleta Olímpico de Basquetebol Dr Justino Victoriano fazem parte.
Nós Olímpicos Angolanos somos ANTI BATOTA – ANTI DOPING,
Saudações Olímpicas
