O Dia 23 de Junho é Memorável como o Dia Olímpico, o dia que simboliza a Nova Era dos Jogos Olímpicos criado pelo Pierre de Coubertain em 1894. O Francês Pierre tornou-se um defensor do homem comum, abraçando os valores da Terceira República Francesa da liberdade, igualdade e fraternidade quando era ainda muito jovem.
A Associação dos Atletas Olímpicos e Paralímpicos de Angola, em comemoração ao dia Olímpico organizaram um evento de Palestra nas Instalações do Clube Desportivo 1º de Agosto (Codem) com atletas, crianças, pais, árbitros, treinadores e dirigentes onde partilharam testemunhos do Olimpismo, do benefício de fazer desporto, e realizaram exercícios de Judo e defesa.
Coubertin partiu em busca de dar às crianças francesas o que os estudantes britânicos já tinham: Desporto na educação. Aos 25 anos, tornou-se um líder da reforma educacional francesa. Na Exposição Universal de Paris de 1889, ele organizou o primeiro Congresso Mundial de Educação Física e começou a construir a rede internacional de educadores, políticos, aristocratas, comerciantes, culturais e esportivos que o ajudariam a realizar seu sonho olímpico.
Cinco anos depois, em 23 de junho de 1894, no grande anfiteatro da Universidade de Sorbonne, 2.000 pessoas se levantaram em aclamação à sua proposta de reviver os Jogos Olímpicos.
Na Sessão do COI de 1896, Pierre de Coubertin é eleito o 2º presidente do COI e substitui Demetrius Vikelas.
“O Olimpismo não é um sistema, é um estado de espírito. Ele pode permear uma ampla variedade de modos de expressão e nenhuma raça ou era pode reivindicar o monopólio dele.” Pierre de Coubertin
A Nossa Presidente a Judoca Tri Olímpica Antónia Moreira “Faia” disse “É uma grande honra ser uma atleta olímpica. Os Jogos Olímpicos representam mais do que competição são uma herança de coragem, união e superação que atravessa séculos, desde os guerreiros da Grécia Antiga até os atletas de hoje. Como Presidente da Associação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos de Angola (AAOA), tenho a missão de transmitir o valor do Movimento Olímpico a todos os nossos atletas. Conhecer esta história é entender o verdadeiro Espírito do Desporto. O mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar; assim como o mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta.”
Que a chama olímpica continue a brilhar em cada um de nós.
Este Dia foi tambem marcado pela Passagem de Pastas do Presidente Olímpico Atleta Thomas Bach para a nova Presidente a Nadadora Olímpica Zimbabwena Kirsty Coventry, momentos memoráveis por vermos pela primeria vez na história um Presidente ser Homenageado e Eleito Presidente para a Vida do Comité Olímpico Internacional e de Ver pela Primeira Vez uma Mulher e uma Africana a liderar o Comité Olímpico Internacional.
Viva os Valores e Pilares Olímpicos da Amizade, Respeito, Excelência, Igualdade, Determinação, Coragem, Inspiração, Igualdade, Equidade, Justiça, Respeito pelas pessoas, Racionalidade, Compreensão, Autonomia e Excelência)
Citius, Altius, Fortius e communis / “mais rápido, mais alto, mais forte e unidos.








































