Conferência Global de Educação em Pequim

Agência Mundial Antidoping (WADA) realizou sua segunda Conferência Global de Educação em Pequim, China, que foi gentilmente organizada pela Agência Antidoping da China (CHINADA) em parceria com os Estados Unidos Antidoping. Agência (USADA).

Sob o tema Inovação, Harmonização e Cooperação a Conferência convocou mais de 178 participantes, de mais de 70 países, representando 122 Organizações Nacionais Antidopagem (NADOs); Organizações Regionais Antidopagem (RADOs); Federações Nacionais e Internacionais; Comitês Olímpicos Nacionais; e, Instituições de Pesquisa. Em homenagem ao membro do Comitê Olímpico de Atenas e do Comitê de Educação da AMA, Kady Kanouté Tounkara, os participantes da Conferência foram recebidos e acompanhados pelo Honorável Ministro do Desporto, Gou Zhongwen; Vice-ministro do Desporto, o Sr. Li Yingchuan; Diretor Executivo Geral, CHINADA, Sr. Chen Zhiyu; Dr. Edwin Moses, Presidente da Diretoria da USADA e Presidente do Comitê de Educação da WADA; e Sir Craig Reedie, Presidente da WADA

Juntos, os profissionais antidoping, pesquisadores e outras partes interessadas envolvidas no Desporto limpo examinaram as tendências emergentes; contribuíram para o desenvolvimento do novo Padrão Internacional para Educação da WADA e examinaram como as Organizações Antidopagem (ADOs) poderiam aprimorar seus programas de educação e, em última análise, fortalecer o programa global antidoping, mantendo o atleta no centro de suas estratégias

Angola esteve presente com a Dra Stella Cristiano, líder da Comissão Médica do Comité Olímpico Angolano e com a Vogal de Direcção da Associação dos Atletas Olímpicos de Angola a Olímpica de Andebol Dra Anica Neto, também indicada para esta comissão.

WADA lançou um serviço Speak Up onde encoraja os Olimpianos e todos os membros do público a relatar qualquer violação da regra antidopagem, qualquer alegada violação do incumprimento do Código Mundial Antidoping, ou qualquer ato ou omissão que possa minar a luta contra o doping. Um relatório pode ser arquivado por qualquer pessoa de forma confidencial, segura e anônima.

Reporte pelo seguinte link https://speakup.wada-ama.org/Issues/

Igualmente o Comité Olímpico Internacional (COI) lançou uma Linha Directa de Integridade e conformidade aos atletas olímpicos, atletas, treinadores, árbitros e o público podem ligar para a Linha Direta de Integridade e Conformidade do COI para relatar qualquer possível violação do Código de Ética do COI (incluindo trapaça em todas as suas formas e abuso de atletas ou posições de poder). Os relatórios podem ser feitos anonimamente e todas as informações recebidas são tratadas confidencialmente.

Reporte pelo seguinte link https://secure.registration.olympic.org/en/issue-reporter/index

Passos e medidas estão a ser dadas mundialmente para que cada vez mais haja um desporto limpo e integro, colabore você para fazer parte desta festa e diferença.

Fonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/A