Pela primeira vez na História Nacional, Angola vê uma Atleta Olímpica, uma Mulher candidata à Presidencia do Comité Olímpico Angolano.
A História Mudou no Comité Olímpico Internacional pela primeira vez com a eleição de uma Mulher, atleta a ser eleita Presidente Mundial do Comité Olímpico Internacional a Nadadora Kirsty Coverty.
Marcelina Kiala andebolita com um currículo unico como candidata ao COA, é actualmente Vice Presidente no Comité Olímpico Angolano, em segundo mandado após no seu primeiro ter exercido o cargo de vogal, achou importante candidatar-se e inspirar-se no percurso da actual presidente eleita do IOC.
Marcelina, considera que é preciso mudar coisas, precisamos de envolver os atletas, as organizações, de partilhar os programas internacionais da Solidariedade olímpica e ser a bussola desportiva Nacional para as federações, suas associações e clubes desportivos Nacionais.
A nossa Andebolista formada em direito, exercendo funções de gestora bancária, concluiu com sucesso o programa de gestão desportiva internacional do IOC o Memo, e é actualmente membro da comissão executiva da Zona VI da ACNOA.
Marcelina tem 8 títulos Africanos, 4 participações em Jogos Pan Africanos, 6 participações em Campeonatos do Mundo, e tendo alcançado o palmaré Olímpico com a Participação nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000 e Londres 2012 onde fui neste Porta Bandeira.
A sua experiência como atleta e de dirigente apta-a a ser uma Magnífica Presidente do Comité Olímpico Angolano, sucedendo Gustavo Dias da Conceição que liderou o Comité Olímpico Angolano por 5 ciclos olímpicos sucessivos.
A nossa representante, a nossa olímpica Andebolista Marcelian Kiala desejamos sucessos neste desafio que é gerir o Olímpismo Nacional e levar avante o nosso desporto além fronteiras pelos valores e príncipios desportivos de alto rendimento Olímpico.
Citius, Altius, Fortius
