Atletas Olímpicas no Fórum Promoção das Mulheres Dirigentes

O Fórum Promoção das Mulheres Dirigentes de Africa e Ásia correu em Kigali, Ruanda de 9 a 11 de Agosto, e contou com a participação das Atletas Olímpicas da Modalidade de Andebol, a nossa 1ª Vice Presidente Sra Elisa Webba Torres e a Sra Marcelina Kiala, ambas membros da Comissão Executiva do Comité Olímpico Angolano e em sua representação. , entidade que as nomeou ara está participação.

O Fórum que contou com a participação de Celebridades do Desporto Mundial Feminino, como a Senegalez Fatma Samoura primeira Secretaria Geral da FIFA, a nadadora Zimbabweana Kirsty Coverty Membro do IOC Atheletes Comission, a atleta do Mali Membro do ACNOA Kadiatou Kanoute, entre outras que decorreu no Ruanda, por ser o País que no Paralamento tem o maior número de representantes femininas.

As experiencias trocadas e os testemunhos das Senhoras presentes reforçaram as acções que as dirigentes desportivas devem ter em prol da massificação da mulher na sociedade e no dirigismo desportivo, bem como nas várias áreas de uma sociedade.

A Nossa Vice Presidente Sra Elisa Webba disse “Foi um forum muito bom e produtivo, as mulheres partilharam as suas dificuldades, bem como as acções e modo como agiram em prol de assuimirem funções e lugares na sociedade para liderarem posições de liderança nacional e internacional. Foi tambem inaltecido a importancia da mulher se unir ao invés de afastar as outras e não ceder e acreditar na importância e capacidade das suas colegas e companheiras”.

A Nossa Atleta Olímpica Marcelina Kiala membro actual da comissão executiva do COA disse “foi muito boa experiencia, ouvimos as diferenças de ser atleta e ser dirigente, as dificuldades e as ajudas que devemos dar e auxiliar as mulheres nessas mudanças, o que é sugerido e deve ser implicido mas que nem sempre ocorre no tempo desejável, mas e acima de tudo como a Mulher é capaz e tem exercido bons lugares de liderança no desporto e noutros cargos da vida”.   

As deliberações e recomendações dos forum serão publicadas em cada país para apoiar os executivos, bem como serão escaldas ao ACNOA, IOC e Comités Asiáticos para a devida resolução.

 

 

 

 

 

Fonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/A