Angola vence projecto social da Associação Mundial de Atletas Olímpicos (WOA) com o Projecto de Minibasquetebol Precol
Entre 71 projectos sendo 38 de Serviço à Sociedade e 33 de Serviço aos Olímpicos, Angola que se candidatou com 2 projectos um a cada serviço, venceu entre os 17 projectos de África e 71 do Mundo.
A nossa Atleta Olímpica de Basquetebol Ângela Cardoso que lidera o projecto de Minibasquetebol da Precol junto com a Olímpica Madalena Félix e Outros, foi um dos projectos selecionados pela Associação dos Atletas Olímpicos de Angola (AAOA) na sua candidatura a este serviço à Sociedade e onde agora irá beneficiar de um valor aproximado de 2 milhões de kwanzas para o desenvolvimento do projecto de minibasquetebol e suporte às crianças que praticam naquele núcleo.
O projecto de judo da nossa Judoca Antónia Moreira “Faia” foi o segundo projecto nomeado pela AAOA mas infelizmente não foi selecionado pela WOA.
África participou com 17 projectos mais 8 que o ano transacto, Américas teve uma participação de 25 projectos e com mais 13 que o ano de 2019, Asia só participou com 6 Projectos e reduziu em 2 projectos comparativamente ao ano transacto, Europa teve 19 candidaturas e com mais 9 que 2019, e Oceania candidatou se com o mesmo número de 2019, 4 projectos.
A WOA tem uma comissão de avaliação de acompanhamento destes projectos onde a nossa Nadadora Olímpica Angolana Nádia Cruz e Presidente da AAOA faz parte. Nádia Cruz disse “foram debates frutuosos éramos uma equipa de 10 membros e pela dimensão dos projectos sua qualidade e importância a comissão teve que reunir por duas vezes, fazendo na segunda reunião a votação final dos projectos pela pré seleção dos mesmos. Foi muito positivo ver a lealdade, a ética o profissionalismo e Fair Play entre os membros, pois havia projectos de seus países de origem mas em todas as circunstâncias a comissão elegeu pelo profissional e por projectos acentes nos valores olímpicos.”
Parabéns AAOA, projecto Precol e WOA pelo suporte, vamos avançar com o trabalho social à sociedade cooperando para termos sociedades melhores e crianças mais ativas com oportunidades de igualdade.
Saiba mais em www.olympian.org
