Angola presente no 12º Fórum de Atletas Olímpicos do Mundo

Angola esteve presente no 12º Forum Internacional dos Atletas Olímpicos que decorreu em Lausanne na Suiça nos dias 11 e 12 de Maio com a participação da nossa Presidente a Judoca Senhora Antónia Moreira “Faia”. 

Mais de 400 representantes de atletas se reuniram em Lausanne, Suíça, para o 12º Fórum Internacional de Atletas (IAF). Organizado pela Comissão de Atletas (CA) do Comitê Olímpico Internacional (COI) , representantes de atletas de 200 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs), 54 Federações Internacionais (FIs), a Agência Mundial Antidoping (WADA), o Comitê Paralímpico Internacional, Comitês Organizadores dos próximos Jogos Olímpicos e Associações Continentais de CONs, além de membros do Comitê Diretor da Declaração dos Atletas, participaram do evento para discutir alguns dos tópicos mais urgentes relacionados aos atletas.

A Presidente Faia disse ” Tive a honra de visitar o Museu Olímpico em Lausanne, na Suíça — sede do Comitê Olímpico Internacional e símbolo global dos valores desportivos. Refletir sobre a história do desporto e o legado deixado por grandes atletas me fez reforçar um propósito: compartilhar experiências com as novas gerações de forma consciente, ética e inspiradora. O verdadeiro sentido de ser um atleta Olímpico vai muito além das competições. É sobre valores, disciplina, resiliência e responsabilidade social. Transmitir isso com clareza é um compromisso que todos nós, atletas, devemos assumir. Na sua sua intervenção, a Presidente assumiu o compromisso de organizar o Fórum Nacional dos Atletas Olímpicos e Paralímpicos de Angola, um passo importante para ouvir os atletas nacionais, fortalecer a sua representação e consolidar políticas desportivas mais inclusivas e eficazes.”

Durante os dois dias de painéis de discussão, discursos principais e sessões de debate, os seguintes tópicos foram discutidos:

Apoio direto aos atletas:

  • Solidariedade Olímpica – De 2025 a 2028, a Solidariedade Olímpica investirá US$ 650 milhões em programas de desenvolvimento para CONs e atletas, incluindo bolsas de estudo olímpicas para atletas . Após a concessão de bolsas de estudo para 1.560 atletas antes de Paris 2024, mais de 400 atletas receberam bolsas para ajudá-los a se classificar para Milão Cortina 2026.
  • Apoio dos Parceiros Olímpicos Mundiais (TOP) – O programa TOP continua a fornecer vários programas de apoio aos atletas , desde apoio financeiro direto no caminho para os Jogos até oportunidades emocionantes após a aposentadoria.
  • Athlete365 – O número de membros do Athlete365 cresceu em 70.000 desde a última IAF, em 2023, e agora conta com mais de 200.000 atletas olímpicos, paralímpicos, atletas de elite e membros da comitiva. O aplicativo Athlete365 facilita mais do que nunca o acesso dos atletas ao suporte e às ofertas disponíveis, incluindo suas imagens dos Jogos Olímpicos das últimas três edições.
  • Transição de carreira – O suporte disponível para atletas inclui workshops do Athlete365 Career+ , Mentoria do Athlete365 com especialistas de todo o Movimento Olímpico e o Business Accelerator para atletas empreendedores.
  • Esporte seguro – O diretório interativo de proteção do COI permite que os atletas encontrem facilmente um agente de proteção certificado pelo COI perto deles. Um novo projeto piloto também está criando centros regionais de proteção esportiva no sul da África e nas ilhas do Pacífico, com o objetivo de aprimorar a proteção dos atletas em nível local. Novas ferramentas e programas para melhorar o bem-estar dos atletas e protegê-los contra violência e abuso no esporte foram anunciados na Cúpula Olympism365 na semana passada .
  • Saúde mental – O Athlete365 Mind Zone x Powerade foi bem recebido em Paris 2024 e estará disponível novamente em Milão Cortina 2026, oferecendo aos atletas um espaço para se desconectarem e trabalharem sua aptidão mental durante os Jogos.

Apoio à rede global de comissões de atletas:

  • Solidariedade Olímpica – Os participantes foram lembrados de que o Subsídio de Atividades AC do CON está disponível para todos os CONs, com US$ 10.000 oferecidos anualmente para projetos focados em apoiar atletas. Em 2024, mais de 100 CONs de todo o mundo se candidataram a este subsídio, e no Fórum, diversos representantes de atletas compartilharam exemplos de boas práticas sobre como utilizaram o subsídio para apoiar atletas em seus países.
  • ACs eficazes e representação de atletas – Um painel de discussão sobre ACs eficazes abordou cinco estudos de caso para ajudar a gerar novas ideias por meio da aprendizagem entre pares. Um outro debate sobre a importância da representação eficaz de atletas capacitou os participantes sobre conformidade com ACs, comunicação e manutenção de um relacionamento positivo com os CONs e desenvolvimento de canais de feedback para atletas.
  • Mídias sociais – Especialistas em mídias sociais realizaram uma sessão de debate para membros do AC sobre como maximizar sua presença nas mídias sociais e capacitar atletas a gerar receita por meio da criação de conteúdo.
  • Implementação da Declaração de Direitos e Responsabilidades dos Atletas – Os ACs receberam o guia de implementação da Declaração dos Atletas , que fornece recomendações práticas sobre como adotar a declaração para capacitar a si mesmos e seus atletas.
  • Outro suporte – Os membros do AC foram capacitados em tópicos como antidoping, prevenção de manipulação de competição , saúde mental e bem-estar e sustentabilidade.

citius altius fortius communis

Fonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/A