Angola Apurado para o Mundial de Hóquei em Patins

Angola participou na primeira Edição do Campeonato Africano de hóquei em patins que é uma inovação, tendo em conta o novo modelo de qualificação aos Jogos Mundiais da Patinagem implementados desde 2017, na edição da China.
Contrariamente aos anos anteriores, em que a qualificação era feita pela classificação no Campeonato do Mundo anterior (agora designado Jogos Mundiais da Patinagem), no novo modelo as selecções apuram-se por via dos campeonatos continentais.

Assim, participam nos Jogos Mundiais de Patinagem as oito melhores selecções no cômputo do continente europeu, asiático, americano e africano.

Os segundos classificados dos torneios qualificativos participam no Campeonato do Mundo do grupo B, actualmente designado Taça Intercontinental, enquanto os terceiros jogam a Taça Sollanger, onde as três provas são disputadas em simultâneo.

Neste Campeonato Africano, que teve a participação somente de três selcações, Angola, Egypto e Mocambique, tendo a Africa do Sul, desistido por falta de verbas, Angola estriou-se contra a selecção do Egipto onde goleou o Marco de 30-0.

Angola venceu igualmente a selecção de Mocambique por 5-3, que permitiu a qualificação e Vitória de Angola para o Primeiro Lugar do Campeonato Africano. 

Fruto disso Angola garantiu o apuramento à Elite 8 do Mundial, que se disputara em Julho deste ano, em Barcelona, Espanha.

O Treinador Fernando Fallé, ficou satisfeito com o emprenho da selecção nacional que teve o Angolano João Pinto como Atleta MVP e marcadores os hoquistas Nery, Big, André Senteno, Martin Payero e João Pinto, ao passo que Filipe Vaz, Mário Marinho e Bruno Pinto apontaram os tentos dos irmão do Índico.

O Hóquei em Patins ainda não é uma modalidade Olímpica, mas poderá vir a ser considerada com o novo ciclo de qualificação para os mundiais e maior pratica e qualificação de paises nas competições regionais e mundiais.

O Presidente da Federação Dr Hirondino Garcia que participou nas Olimpiadas de Barcelona 1992 como uma das potenciais modalidades a ser inlcuida na altura como exibição nesses jogos, mostrou a sua satisfação pela conquista e pela continuidade de ter a sua modalidade num ciclo mundial considerando que Angola participa há decadas nos campeonatos e é uma selecção de referencia Mundial.  

Parabésn familia do Hóquei

Fonte: N/AFonte: N/AFonte: N/A