Angola, participou no II Fórum de Atletas Olímpicos de Africa, que ocorreu de 4 a 7 de Setembro, em Haráre Zimbabue, com a presença da Vice Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos (AAOA) Atleta Olímpica de Andebol Dra Elisa Webba Torres e o Vogal da AAOA Atleta Olímpico de Atletismo João Ntyamba.
Estiveram presentes 76 Atletas de 34 países, onde pela primeira vez a Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional se representou tambem neste Fórum com a Comissão de Atletas Olímpicos de Africa.
A Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos do Comité Internacional Olímpico (IOC) a Nadadora Olimpica Zimbabweana Kirsty Coverty, falou a da importância e interligação que as instituições quem que ter em prol dos atletas e a importancia do desenvolvimento futuro de maior aproximação e respeito pelos atletas.
Angola, fez apresentação dos trabalhos desenvolvidos e implementados a nível nacional, e serviu de exemplo pelas parcerias e cooperações que tem conseguido em suporte dos atletas para todos os membros Africanos.
Os objetivos do fórum baseou-se em:
• Ser informado sobre o Movimento Olímpico e os recursos disponíveis para eles
• Encontrar maneiras de se comunicar efetivamente uns com os outros como uma rede
• Compreender as necessidades dos atletas africanos e que apoio está atualmente disponível
• Seja confiante e se sinta empoderado para administrar efetivamente uma Comissão de Atletas
O programa do evento incluiu uma mistura de apresentações e sessões de discussão que abordaram os seguintes tópicos:
• Estratégias de Comissões de Atletas do COI e ANOCA
• Recursos disponíveis para atletas através do COI, Solidariedade Olímpica e ANOCA
• Fortalecimento da Rede de Comissões dos Atletas Africanos
Carta Atleta de Direitos e Responsabilidades
• Anti-doping (divulgação e educação da WADA, bem como a Agência Internacional de Testes)
• Prevenção da Manipulação da Concorrência e Fixação de Partidas
• Prevenção do Assédio e Abuso no Esporte
• Entourage dos atletas
• Associação Mundial dos Olimpianos
Durante as discussões, a importância de uma comunicação e colaboração eficazes entre as Comissões de atletas NOC, ANOCA e COI foi destacada e fortemente apoiada por todos os participantes. Observou-se também que esses fóruns oferecem uma oportunidade única para os atletas expressarem suas opiniões sobre assuntos que lhes dizem respeito, que devem ser compartilhados com as partes interessadas relevantes do Movimento Olímpico.
Após dois dias e meio de discussão produtiva e construtiva, os participantes do fórum concordaram com as seguintes recomendações a serem apresentadas à ANOCA e ao CO do COI:
1. De acordo com as diretrizes do COI
uma. Todos os CONs africanos devem ter uma Comissão de Atletas ativa em vigor antes do final de 2020 e garantir que o representante da Comissão de Atletas tenha um assento e direitos totais de voto no Conselho Executivo da NOC.
b. A ANOCA AC deve realizar suas eleições na próxima edição do Fórum de Atletas da ANOCA. Apenas os CONs com uma Comissão de Atletas ativa poderão apresentar um candidato e votar nesta eleição.
2.As Comissões Africanas de Atletas da NOC devem se engajar proativamente com a NOC para liderar a implementação do Programa de Carreira de Atletas (Carreira +) em nível local.
3. ANOCA para fornecer apoio administrativo e dedicar um orçamento específico (mínimo de USD 50.000 por ano) para a operação e atividades da Comissão de Atletas da ANOCA.
4. Os CONs devem dedicar um mínimo de US $ 10.000 de seu orçamento anual de atividades de NOCs (alocado através dos programas continentais de Solidariedade Olímpica para a África) a fim de apoiar as atividades de seus ACs.
A nossa Vice Presidente e membro Executivo do Comité Olímpico Angolano, realçou com entusiasmo a evolução de comunicação e interação dos membros e respectivamente de cada pais, bem como o nosso Vogal acrescentou os novos metodos técnicos e tecnológicos disponiveis para os atletas e comités facilitando motivação e metodos de melhorias de trabalho.
O Fórum foi marcado pelo bom convivio dos atletas olímpicos, suas cores e alegria olímpica.





