Fórum dos Atletas Olímpicos – 2 e 3 Dia

O segundo e último dia do 8º Fórum Internacional de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI) viu os participantes discutir o desenvolvimento de uma Carta de Direitos e Responsabilidades do Atleta inovador e receber o lançamento do Athlete365, a nova e excitante marca para todos os programas de atletas do COI.

Todos os participantes prometem seu apoio à Estratégia da Comissão de Atletas do COI – com foco em apoio, comunicação e credibilidade.

Angola esteve presente com a nossa Presidente Nadia Cruz, disse “estamos numa nova era, as próximas gerações de Atletas serao beneficiadas pelos apoios, condições planos e estratégias que nós IOC, World Olympians Association(WOA) Federações Internacionais, Comitês Olímpicos e Clubes e associações nacionais serão obrigados a cumprir, implementar e respeitar. O Que se observou neste fórum é inédito todas as comissões na mesma linha de comunicação e Grandes atletas olímpicos a liderarem estas mesmas comissões de trabalho que fazem e farão toda a diferença na sua liderança pela experiência e visão sobre cada desporto e área a onde actuam. 

O nosso Vogal João Ntyamba que também participou no Fórum a Convite do Presidente do Comitê Olímpico internacional disse “ é uma experiência única, esta oportunidade de ouvirmos em primeira linha, de contribuirmos para o top dos Atleta e desporto mundial fará toda a diferença. Estar também na cidade Olímpica no Moluseu Olímpico e voltar a estar com os meus colegas de há tantos anos está a ser e foi uma experiência inédita” “ obrigado a todos que me apoiram para este momento ser possível “

Em destaque para estes dois dias partilhamos o resumo dos topicos:

Atletas habilitados pela nova Estratégia

Precisamos demonstrar a liderança esportiva que, em vez de se queixar de questões diferentes, uma comissão de atletas pode realmente ajudá-los “, explicou o membro da COI AC e três vezes o medalhista de ouro olímpico James Tomkins. “É uma mudança na mentalidade”.

Após algumas sessões de discussão e brainstorming, concordou que os três elementos mais importantes no estabelecimento de uma comunicação eficaz de atletas são canais de comunicação claros com os constituintes do seu atleta; obtendo os atletas certos em sua comissão, incluindo um equilíbrio de idades, gêneros, países e disciplinas esportivas; e fornecendo suporte e recursos para seus atletas.

Os participantes receberam atualizações dos representantes dos atletas dos Comitês Organizadores para futuras edições dos Jogos Olímpicos, com Jean-Philippe Gatien (Paris 2024) e Janet Evans (Los Angeles 2028) enfatizando o envolvimento dos atletas desde o início de suas candidaturas e como eles continuariam a estar no coração de cada passo do planejamento desses Jogos.

 

Concentre-se nos direitos dos atletas

A sessão da tarde teve uma discussão mais aprofundada da Carta de Atleta inovadora, após a primeira reunião produtiva do Comitê Diretivo da Carta 24 horas antes. Composição do Comitê Diretor composto por representantes de atletas de todas as cinco Associações Continentais, 10 Federações Internacionais, o Comitê Paralímpico Internacional, a Associação Mundial de Olimpíadas e três membros do CO do IOC (Download da lista de Membros do Grupo de Direção). Além disso, dois membros do Comitê de Atletas da AMA, Beckie Scott (presidente) e Ben Sandford participaram da reunião.

“Este será um documento dos atletas, para os atletas”, Sarah Walker, que foi confirmada como a presidente do comitê de direção durante a reunião, informou os participantes, ao delinear os temas-chave delineados na Carta – comunicação, governança, marketing, integridade e esporte limpo, competição esportiva e transição profissional e bem-estar. “Queremos um padrão mínimo de direitos humanos para os atletas que assegurem a sua proteção – e temos que ser ‘All In’ para dar a ele a melhor oportunidade de trabalhar”, acrescentou.

Um painel dos representantes do Comitê Diretor então tomou questões sobre o assunto em questões como exequibilidade e inclusividade, antes de oficinas serem realizadas em cada um dos temas-chave, liderados por participantes do fórum. As idéias contribuídas e os comentários fornecidos durante estas sessões emergentes moldarão o desenvolvimento do documento, que será discutido na reunião do Conselho Executivo do COI no próximo mês.

 

Lançamento do Athlete365

O tema do apoio aos atletas dentro e fora do campo de jogo continuou na sessão final da tarde, enquanto presidente do grupo de trabalho de comunicações do COI, Danka Bartekova, dirigiu os participantes através do lançamento do Athlete365 – a nova plataforma emocionante que une todos os programas focados em atletas do COI sob uma marca envolvente.

“Este é um conceito novo que trará a comunicação com atletas para um nível superior. Seja nosso embaixador, divulgue a palavra e ajude-nos a compartilhar a informação “, disse ela aos representantes dos atletas, que acolheram a iniciativa e se comprometeram a envolver as respectivas comunidades para inaugurar uma nova era que atenda mais apoio à comunidade mundial de atletas do que nunca antes.

 

Uma nova Estratégia, uma voz mais forte. 

E tendo abordado três dos quatro pilares de sua nova estratégia – Representar, capacitar e apoiar – em detalhes ao longo do fim de semana, a Comissão de Atletas do COI agora organizou uma sessão sobre a promoção do envolvimento do atleta na decisão – Fazendo todo o movimento olímpico. Com a participação dos principais interessados ??no Movimento Olímpico, a sessão proporcionou uma oportunidade ideal para compartilhar as melhores práticas e identificar estudos de caso, destacando os amplos benefícios que a consideração da voz dos atletas pode trazer para uma organização.

Especificamente, um painel composto por Sergey Bubka, Yang Yang e Carl Probert falou sobre suas conquistas mais orgulhosas na representação de atletas; os maiores desafios que enfrentaram; e o conselho que dariam a outros representantes de atletas. Em uma sessão de reunião, os representantes dos atletas contribuíram com idéias sobre a “única coisa” que eles deveriam começar, parar e continuar fazendo para promover o envolvimento do atleta na tomada de decisão do Movimento Olímpico, que foram escritos e colocados em um quadro para enquadrar o próximos passos.

 

Resultados emocionantes Com um endossamento para a Estratégia da rede de atletas globais, chegou a hora de refletir sobre tudo alcançado a partir do diálogo bidirecional dos três dias anteriores. “Isso fala volumes que você está aqui. A maioria dos atletas não saberá quem você é; você está trabalhando nos bastidores, mas está afetando a mudança “, declarou Angela Ruggiero, presidente da COI AC, ao resumir os principais resultados com base no que o COI AC havia ouvido dos atletas nos três dias do Fórum, que eram do seguinte modo:

1. Uma forte rede de comissões de atletas que se apoiam e se ajudam mutuamente

2. Independência, transparência e credibilidade entre as comissões de atletas

3. Uma melhor comunicação que deve ser coerente e consistente

Ela continuou: “Através de seus comentários, vamos construir ferramentas para o benefício de todos. Este Fórum tem vindo a criar uma estrutura que podemos integrar como um órgão coletivo de representantes de atletas globais “.

 

Concentrando-se nas prioridades dos atletas

“Na sequência de uma discussão aberta sobre a questão urgente das cerimônias de reafectação de medalhas, chegou a hora de colocar a cortina no Fórum e deixar cada participante sensação e inspiração, através de oficinas interativas cobrindo os seis temas-chave do Atleta365: voz , aprendizado, bem-estar, finanças, carreiras e tempo de Jogos. Os participantes giraram entre as tabelas para aprender sobre os recursos oferecidos por cada vertente e partiram. O Museu Olímpico se sentiu melhor apoiado e melhor representado, mais envolvido e mais capacitado do que nunca.

“Realmente tentamos aproveitar ao máximo o tempo que tivemos com todos aqui e obter o máximo de comentários honesto que pudermos para garantir que lideremos os atletas globais ao se concentrar no que ouvimos como prioridades “, disse Kirsty Coventry, membro do CO do COI, enquanto envolveu três dias esclarecedores de idéias, discussões e progresso no Museu Olímpico. “O próximo ano vai ser realmente emocionante, e agora que finalizamos a Estratégia, podemos realmente implementá-la”.

Por toda a reação ao 8º Fórum Internacional de Atletas do COI, continue visitando o Centro Olímpico de Atletas e siga @athleteshub no Twitter

Fonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/AFonte: N/A