A Atleta Olímpica Russa de Triplo Salto, membro da Direcção Mundial de Atletas Olímpicos, que testou positivo no controle de Doping na sua ultima Olimpíada de Beijing 2008, que agora se confirmou Positivo com os novos processos de investigação ao Doping.
A direção da Associação mundial fez uma reunião de emergência da qual se aplicam sanções que dá de imediato a sua exoneração do Cargo de Direcção.
A Nossa Presidente Sra Nádia Cruz, disse que “é um exemplo para reflecção e a seguir, ninguém gosta de perder o seu colega de direcção e ou de equipa mas definitivamente o DOPING deve ser TOLERÂNICA ZERO, ninguém é Vencedor quando esta a competir Ilegalmente”.
A Associação Mundial de Atletas Olimpíadas (WOA) delineou seu forte compromisso com a condução do doping fora do desporto, após o anúncio pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de que Tatyana Lebedeva (Rússia), membro do Comitê Executivo da WOA.
Felicitando o COI pela sua forte determinação em descobrir as ofensas históricas de doping, a WOA agiu rapidamente para impor sanções a Lebedeva.
Durante uma reunião urgente do Comitê Executivo da WOA na noite passada, a WOA encontrou Tatyana Lebedeva culpada de uma violação do Código de Conduta da WOA enquanto ela era membro do Comitê Executivo da WOA. Como resultado, ela cumprirá as seguintes sanções da WOA:
• Uma proibição ao longo da vida de se candidatar ao Comitê Executivo da WOA;
• A WOA recomenda que a Associação Olímpica Russa suspenda a sua adesão à sua Associação, para coincidir com qualquer proibição imposta pela autoridade competente em consequência da sua infracção de doping;
• Suspensão de sua capacidade de usar o endereço de e-mail Olympian.org, para coincidir com qualquer proibição imposta pela autoridade competente como resultado de seu delito de doping;
A WOA entende que Lebedeva planeja recorrer da decisão do COI; Essas sanções permanecerão em vigor até o momento em que seu recurso for ouvido e serão revistos assim que o processo de apelação for concluído.
Após a reunião, o Comitê Executivo da WOA emitiu a seguinte declaração:
O Comitê Executivo da WOA saúda a forte determinação do COI em descobrir fraudes de drogas e expulsá-los dos Jogos Olímpicos e do desporte em geral. A WOA apoia plenamente o actual programa de reanálise do COI, que reexaminou amostras de 89 países e levou a sanções contra atletas de 20 países.
O Comitê Executivo da WOA deseja reafirmar claramente sua posição: Não há espaço para fraudes de drogas no desporto. Os atletas olímpicos querem ter condições de igualdade quando competem.
A WOA, portanto, reitera seu apelo para a implementação de seu plano antidoping de três pontos proposto: Aumento dramático do financiamento para o antidoping, a fim de se manter à frente e pegar as fraudes, um sistema de testes de drogas que é totalmente independente das nações, Desportos e organizadores de eventos e um mecanismo permanente para garantir atletas limpos podem competir mesmo se o seu país, desporto ou federação é sancionado.
