WOA – Federação Internacional de Pentatlo Moderno – Apoia a Declaração Olímpica

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) tornou-se nestes últimos dias a primeiro Federação Internacional a manifestar o seu apoio à Declaração de Apoio à Carta Olímpica, que foi assinada pelos atletas olímpicos que representaram os cinco continentes no inaugural Mundial Olympians Fórum organizado pela Associação Mundial de Atletas Olímpicos (WOA), em Moscovo na Rússia, em outubro.

As promessas da Declaração:
• Para continuar a espalhar o espírito e a prática do Olimpismo em nossas comunidades;
• Para trabalhar pela paz e uma vida melhor para todos através do desporto;
• Para ajudar os nossos companheiros de atletas olímpicos com as suas transições da vida e seus problemas de saúde e fitness pós-carreira;
• Para se opor a qualquer interferência política ou governamental na autonomia das organizações desportivas que possam impedir um atleta de exercer o seu direito de competir nos Jogos Olímpicos ou outros eventos desportivos que também incorporam o espírito olímpico

UIPM Presidente, Klaus Schormann, disse:

“A comunidade de Pentatlo Moderno apaixonadamente defende os valores fundamentais do Olimpismo e estamos orgulhosos de apoiar esta maravilhosa iniciativa da Associação de Atletas Olímpicos do Mundo. As promessas incorporam os valores fundamentais da UIPM, a autonomia do desporto, e estamos ansiosos para trabalhar com os nossos atletas olímpicos para colocar as palavras em ação “.

WOA Presidente, Joël Bouzou, disse:

“Como atletas olímpicos, que são os principais portadores de Olimpismo e cabe a nós reconhecer os esforços dos atletas olímpicos ao redor do mundo para inspirar e engajar as gerações futuras. Foi uma honra e um privilégio para criar a Declaração de Apoio à Carta Olímpica, em nome de todos os atletas olímpicos em todo o mundo e estamos muito satisfeitos em receber mais apoio do UIPM. É um sentimento especial para mim desde que eu sou um pentathlete, e eu quero dar qualquer um deles a mesma chance que eu tinha de competir nos Jogos Olímpicos. “

Dmytro Kirpulyanskyy, presidente da Comissão de Atletas UIPM, disse:

“A saúde e o bem-estar dos atletas olímpicos é uma prioridade e também é importante que eles tenham poderes para espalhar os verdadeiros valores do Olimpismo dentro de suas comunidades. Comissão de Atletas UIPM congratula-se com a Declaração de Apoio à Carta Olímpica, que trará muitos benefícios para atletas olímpicos mundial da WOA “.

A Associação dos Atletas Olímpicos de Angola, regozija-se com este exemplo e anseia ver implementado e disseminado pelo nosso país e mundo estes exemplos e valores olímpicos.

Saudações Olímpicas